Pelo Gemini
A losna, também conhecida como absinto, é uma planta medicinal com uma longa história de uso na fitoterapia, famosa por seu sabor amargo e suas diversas propriedades.
Componentes Ativos
As propriedades da losna são atribuídas à sua rica composição química, que inclui:
* Lactonas sesquiterpênicas: Como a absintina e anabsintina, que são responsáveis pelo seu sabor amargo característico e pelas ações digestivas e hepatoprotetoras.
* Óleos essenciais: Contêm tujona, que é um composto neurotóxico em altas doses e é o motivo pelo qual o uso da losna requer cautela. Outros componentes incluem cânfora e artemisina.
* Flavonoides: Possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.
* Ácidos fenólicos e taninos: Contribuem para suas propriedades adstringentes e antioxidantes.
Principais Ações Fitoterápicas e Indicações
A losna é valorizada por suas ações terapêuticas, especialmente para o sistema digestório e como antiparasitário:
* Estimulante Digestivo e Hepatoprotetor:
* É um potente tônico amargo, que estimula a produção de saliva e sucos gástricos, melhorando o apetite e a digestão.
* Estimula a produção e liberação de bile pelo fígado e vesícula (ação colagoga e colerética), auxiliando na digestão de gorduras e no tratamento de problemas hepáticos e da vesícula biliar, como má digestão, azia, flatulência e esteatose hepática (gordura no fígado).
* Pode ajudar a aliviar sintomas de gastrite, dispepsia (indigestão) e dores de estômago.
* Vermífuga e Antiparasitária:
* Tradicionalmente utilizada para combater vermes e parasitas intestinais, como áscaris e ancilóstomos.
* Anti-inflamatória e Analgésica:
* Compostos como a artemisina e flavonoides conferem à losna propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que podem ser úteis no alívio de dores musculares, articulares (artrite, artrose) e cólicas menstruais.
* Antimicrobiana:
* Possui atividade antibacteriana e antifúngica, podendo auxiliar no combate a infecções.
* Outras Indicações:
* Pode auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue (hipoglicemiante).
* Usada externamente para tratar feridas na pele e piolhos.
* Pode ter efeitos no sistema nervoso, sendo investigada para melhora cognitiva e como neuroprotetora, mas o uso excessivo pode ter efeitos contrários.
Modo de Uso Comum
O uso mais comum da losna é na forma de chá (infusão).
* Preparação: Utilize 1 colher de chá de folhas secas de losna para cada xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe e beba.
* Posologia: Geralmente, recomenda-se 1 xícara de chá até 2 ou 3 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições para estimular o apetite e a digestão, ou após as refeições para problemas gastrointestinais.
* Duração do Tratamento: O uso da losna deve ser de curta duração, geralmente não excedendo 4 semanas, devido à presença da tujona.
Precauções, Contraindicações e Efeitos Colaterais
A losna, devido à presença da tujona, exige muita cautela em seu uso:
* Tujona: Este composto pode ser neurotóxico em altas doses e uso prolongado, podendo causar sintomas como náuseas, vômitos, insônia, agitação, tontura, tremores, retenção urinária, dormência, e em casos mais graves, convulsões, delírios, alucinações e até danos renais ou paralisia.
* Gravidez e Amamentação: É estritamente contraindicada para gestantes, pois pode estimular contrações uterinas e induzir aborto. Também deve ser evitada durante a amamentação, pois seus componentes podem passar para o leite materno e torná-lo amargo.
* Epilepsia: Pessoas com epilepsia ou que tomam medicamentos anticonvulsivantes devem evitar a losna, pois a tujona pode interferir com esses medicamentos e aumentar o risco de convulsões.
* Problemas Renais e Hepáticos Graves: Deve ser evitada por pessoas com doenças renais ou hepáticas severas.
* Alergias: Pessoas com alergia a plantas da família Asteraceae (como margaridas, crisântemos, ambrósia) podem apresentar reação alérgica à losna.
* Uso em Crianças: Não é recomendada para crianças sem orientação profissional.
* Interações Medicamentosas: Pode interagir com medicamentos para diabetes (potencializando a hipoglicemia) e outros medicamentos, por isso, é crucial consultar um médico.
* Sabor Amargo: O sabor intenso e amargo pode ser desagradável para algumas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários, obrigado!